sexta-feira, 22 de abril de 2011


UMA PAUSA DE PARIS
Para falar de Porto Seguro.

Prometi ao meu filho que quando ele fizesse 21 anos eu o levaria para fazer uma viagem só nós dois.
À principio queríamos ir para Argentina já que  fazem alguns anos vivi em Buenos Aires e  gostaria muito que ele conhecesse a casa onde morei os lugares que frequentei. mas como fui muito encima da hora comprar as passagens, não tinha mas nenhum pacote para Buenos aires o que foi uma pena. Assim que fomos para Porto Seguro.
A viagem foi tão gostosa que decidi dividi-la um pouco com voces apesar de ter feito este blog para falar da França que como já sabem é  minha paixão mas não dá para resisitir à Bahia com este povo simpático e encantador.
Vou logo dizendo, se voce não gosta de música não vá  à Bahia porque por lá, tudo acaba em música.
Porque visitar Porto Seguro ?
Porque além de ser  história do Brasil puríssima, é emocionante ver pessoalmente aquilo que se estudou nos bancos da escola  e é também uma cidade muito bonita.

                                                 Praia Coroa Vermelha


A rua do comércio em Coroa Vermelha


Fizemos um passeio que estava dentro do pacote, o city tour que consiste em dar um passeio pela cidade histórica. Muito simpática por sinal.
Assistimos um show de capoeira, e tentamos descobrir o que a baiana tem além da saia rodada e da sandaláia enfeitada, mas será preciso ir mais vezes para desvendar estes mistérios.




O hotel onde nos hospedamos fica bem afastado da cidade, na praia de Mutá, pertinho da Praia de Coroa Vermelha que é o local onde os portugueses se encontraram com os nativos na descoberta do  Brasil, e tem ainda um comércio forte de artesanato feito pelos indios pataxós em uma aldeia urbana.






Sabe aquela frase que falamos de uma pessoa tranquila que só quer saber de sombra e água fresca ? Pois é, quem não quer esta vida que atire a primeira pedra. Esta praia fica em Trancoso. Não é a toa que atualmente este lugar é um dos lugares mais visitados no Brasil.
Quando estávamos em Arraial D' Ajuda, olha só quem encontramos !!! Isto mesmo !!! Uma noiva !!!  Esta moça, linda que transpirava simpatia e felicidade jamais imaginou que faria tanto sucesso. Ela chegou com uma super moto com este acompanhante que está de jaqueta preta, tão simpático e lindo quanto ela e na porta da igreja soube que o noivo não tinha chegado (fazendo jus a fama de tranquilo que os baianos tem) 
Assim que não lhe restou outra alternativa senão ir para praça  esperá-lo. Foi logo cercada pela turba que se acotovelava para tirar fotos. Eu, claro ! não poderia ser diferente. Que pena que não perguntei o nome dela mas deixei um papelzinho com meu blog mas em um momento tão lindo imagine se ela se lembrou onde o colocou... Queria tanto saber seu nome, sua história.
Bahia é assim com muitas praias, gente simpatica, sorridente, cheia de surpresas.

Algumas dicas práticas
Todo mês de abril, em Porto seguro tem um congresso, por volta de 15.000 pessoas vão para lá. Se voce não se importa de se acotovelar  com o povo em busca de um lugar ao sol, carro para alugar, filas imensas nos restaurantes... nem se preocupe mas faça tua reserva bem antes para não ficar na mão. caso contrário é melhor escolher uma outra data.

Como decidi tudo muito encima da hora, fui com uma agência de viagens mas me arrependi. No hotel conversei com pessoas que foram sem comprar pacote, a viagem fica mais em conta e voce mais livre para programar os passeios e voltar para o hotel na hora que voce quiser. Nem sei porque procurei uma agencia. Para ir para França que é do outro lado do oceano eu não compro pacotes de viagens !

Na porta dos hotéis, tem algumas pessoas que oferecem passeios para os pontos turisticos e é bem mais barato que as agencias de viagens. Se voce optar por este tipo de passeio, é preciso reservar para o dia seguinte e pague só na hora. Paguei 50,00 por um passeio para Trancoso e Arraial D' ajuda.
Se voce é mais corajoso pode também alugar um carro. E se além de corajoso tiver um espirito aventureiro, vá para Arraial D' Ajuda de onibus circular e balsa que rodam a noite toda, a viagem não sai por mais de 10,00 reais porque o preço da balsa é para ida e volta Nesta cidadezinha é de noite que as coisas acontecem  e os onibûs turisticos só vão durante o dia. Dá pra fazer compras é claro mas  não se viaja só pra isto não é ? Tem muiiiiitos barzinhos com  mesas nas calçadas, um charme só !

Quando voce for para a cidade aproveite para abastecer  a carteira em um dos caixas eletronicos pois não são todas as barracas de artesanatos que aceitam cartão de crédito e é realmente uma pena deixar de comprar alguma coisa que voce gostou muito porque não tem uns miseros trocados no bolso. Lembrando que Porto seguro é uma cidade pequena e não tem um caixa em cada esquina. Dependendo de onde voce está, precisará andar muito. Para não gastar tempo à toa que tal se prevenir ?

Lembrando que Porto seguro é um lugar para quem busca agito mas que também pode encontrar muita tranquilidade na simpática Arraial D' Ajuda e no rústico Trancoso que nem por isto é menos charmoso.
Ah ! para quem  estiver em Trancoso e atravessar uma canalzinho para ir ver o bar/barco do outro lado eu explico. Para atravessar, só se a maré estiver baixa, aí voce vai a pé mesmo mas os desavisados não sabem que se ficarem muito tempo do outro lado e se voce vai de tardezinha nem precisa ficar muito tempo que num piscar de olhos a maré sobe, e para voltar ?!!! Só pagando 2,00 para atravessar com um barquinho tão rústico quanto o lugar conduzido por um nativo que se diverte discretamente  vendo as pessoas tentando passar sem conseguir, pois além de subir, as ondas ficam tão forte que ninguém arrisca nadar.

Por se tratar de um lugar turistico, as refeições são um pouco caras. Elas podem ser perfeitamente divididas em tres pessoas aí sim fica mais viável. Na beira da praia tem muitas barracas, não tenha vergonha de se informar dos preços  porque tem muita diferença entre uma e outra, as vezes de 50%.

Quando voce for reservar o hotel seja por pacote ou não peça o máximo de informação possível quanto a localização do hotel para não correr o risco de chegando lá constatar tarde demais que o teu hotel está localizado ao lado do aeroporto!!! Já pensou ?! Ou em uma ruazinha estreita sem iluminação ou asfalto... Voce pode achar que eu estou exagerando mas acontece.

Leve pouquissima roupa porque como todo passeio acaba em mar, voce viaja o tempo todo de roupa de banho e short ou cangas, havainas. Gente que delicia !!!

Por falar em cangas, ela é peça indispensável para este tipo de viagem. Se voce não ten uma, não precisa sair corrndo para comprar. deixe que em Porto Seguro e imediações voce vai achar aos montes e por uma bagatela. comprei duas por 15,00 cada uma. Era 18,00 cada mas pechinchei e... Lindas ! Uma de oncinha e com motivos da Bahia. Antes de ir, pesquise aqui em São Paulo e só encontrava por volta de 35,00 40,00 e não comprei por achar muito caro...


No mais, é se programar, se informar sobre o local que voce quer visitar, relaxar bastante, aproveitar o máximo e bon voyage...











2 comentários:

  1. Poxa mamãe que lugar gostoso... eu quero muito ir com vocês para Bahia !!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa mamãe, que lugares liiindos. Quero muito ir para Bahia com você! Vamos aproveitar muiiiiito!

    ResponderExcluir