terça-feira, 23 de agosto de 2011

JARDIM DE MONET


Não tenho tido tempo de postar e acho até que estou escrevendo pra mim mesma  porque ninguém está lendo meu blog mas e daí ? É tão bom relembrar meus momentos na França !!
Hoje vou falar um pouco de Giverny, onde fica o jardim de Monet à 40 minutos de Paris, de trem.
Depois de ter comprado um livro para meu filho caçula, que fala sobre a vida de Monet, me interessei de uma tal maneira  pelo tema que fiquei obsecada com a idéia de ir visitar o jardim de Monet. Me dei este presente quando fiz 51 anos, no ano passado. Não foi uma boa idéia ?
Para ir até lá tem um trem que sai de Paris da Gare Saint Lazare que é um terminal de trem que fica bem pertinho do L'Opera.
Te aconselho a comprar a passagem um dia antes para não perder tempo com fila que pode ser bem comprida. 
O trem te deixará em uma cidadezinha que se chama Vernon. De lá voce pode pegar o onibus ou um taxi. Fui de taxi porque tinha mais brasileiras esperando o onibus e resolvemos dividir as despesas.
A cidadezinha é puro charme. Ao lado do museu tem uma lojinha de souvenirs que não tem muito a ver com o jardim. Não comprei nada porque achei muito caro.
Dentro do museu também tem uma loja aí sim com bastante produtos relacionados ao museu.
Tirei algumas fotos do jardim. É proibido tirar fotos de dentro da casa, principalmente da cozinha que parece de boneca de tão fofa.
Fiquei um tempão na ponte japonesa, pintada em tantos quadros de Monet. Foi muito emocionante !!!
Aliás viajar para a França é pura emoção.
E o jardim de Monet, impossível não se apaixonar !
Vamos as fotos,

No trem indo para Vernon




A famosa ponte japonesa



Ninfeas



Monet foi o mais famoso entre os pintores impressionistas. É muito mágico ficar passeando no jardim enorme sabendo que ele foi palco de tantos momentos da família.
Monet está enterrado no cemitério de uma igrejinha que fica la mesmo em Giverny. Geralmente quem sai do museu vai até a igreja ver o tumulo dele. A cidadezinha é tão pequena que não tem mais nada e nem precisa...






 

                                 

2 comentários:

  1. Fotos belas,com uma narrativa elegante. Só faltou dizer, que voltou ao Brasil morrendo de saudades.
    Abrass

    ResponderExcluir
  2. Oi San,eu tenho lido sim teu blog,sempre entro pra ver se tem novidades mas não tenho comentado.
    Sandra que lugar lindo!!!Não me canso de ver. Gosto quando voce coloca as fotos porque viajo através delas.Menina que trem mais chique é este?
    Dorinha

    ResponderExcluir