sábado, 12 de fevereiro de 2011

APRENDER UMA LINGUA, PORQUE NÃO ?

Quando comecei a estudar francês, já se vão uns  bons anos ! Nunquinha imaginei que um dia poderia ir para Paris. comecei porque tive a oportunidade e também porque sempre amei aprender uma lingua estrangeira, principalmente francês.
Derrubar a barreira da lingua é formidável !!!  Claro tem seu preço. É preciso dedicação, empenho e não ter pressa.
Pode-se entrar em uma escola, senão, estudar on line e mesmo comprar livros que voce encontra nas grandes livrarias.
Se voce sonha em conhecer Paris porque não começa a aprender francês ? Nem que seja o básico. É claro que voce corre o risco de se apaixonar e querer ir além do básico.
Quem me iniciou nesta lingua foi uma amiga, Cristina, infelizmente faz muito tempo que não a vejo, depois fui na Aliança Francesa, estava muito caro e insisti tanto que consegui um desconto.
Agora, cismei de aprender inglês, comprei um destes livros, 15 minutos de inglês. Eles prometem que se aprende inglês estudando 15 minutos diariamente. Esta mesma versão tem em francês, alemão...
Costumo ficar mais de 15 minutos diariamente porque estou vidrada na lingua.
Nas duas vezes que fui para a França, o avião fez escala na Itália. Não falo italiano e se soubesse falar inglês teria me ajudado bastante na hora de pedir informações.
Teve uma vez  ainda no aeroporto da Itália, fui pegar o avião para Paris e percebi que o sagão estava muito vazio e o meu vôo sairia em 15 minutos, achei estranho porque era para estar cheio de gente entregando as passagens. Eu tentava falar com um funcionário para saber o que estava acontecendo mas um não entendia  outro. Ele, italiano, me perguntou se eu falava inglês, eu disse que não e falei em francês que falava português, espanhol e francês. Ele não falava nenhuma destas linguas. O tempo passando, eu desesperada, falei bem alto, alguém aqui fala francês ? Apareceu um passageiro que me reconheceu porque estava no mesmo vôo que o meu quando sai do Brasil. ele falou com o tal funcionário em italiano e este explicou que o local da saída do meu avião tinha mudado. Saímos correndo pelos corredores porque nestas alturas faltavam só 5 minutos para fechar o check-in.  Quase perdi meu vôo só porque não falava inglês.
Estou  tentando aprender apenas o básico porque como já disse gosto de ultrapassar a barreira da lingua. 
Mas de repente posso visitar algum lugar de lingua inglesa. Não tenho este projeto. Mas sei lá. A vida dá tantas voltas. Qualquer dia destes posso estar passeando na quinta avenida. Alguém duvida ?

2 comentários:

  1. Oi San,eu não duvido... Só peço que tire fotos e mais fotos pra gente ver. bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra.

    Eu estou estudando francês e inglês mas eu tenho muito mais facilidade com o francês.
    Estudo inglês há mais tempo e ainda me sinto bloqueada.
    Bons estudos.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir